Avaliação Do Papel Da Interatividade No Uso De Mapas Aplicados À Questões Ambientais
O projeto intitulado “Avaliação Do Papel Da Interatividade No Uso De Mapas Aplicados À Questões Ambientais”, foi concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e aprovado pelo Processo Nº 430014/2016-03.
O projeto tem como objetivo mensurar e avaliar o papel de diferentes níveis de interatividade em mapas/interfaces cartográficas construídas para o contexto de análises ambientais no setor florestal e ara análise de resíduos em ambientes urbanos. Para alcançar este objetivo serão realizados diferentes testes, considerando um continuum de varíaveis: de usuários ordinários a especialistas; de ambientes in situ a análises ex situ; de respostas de tomada de decisão à produção de conhecimento. A metodologia tem como pressuposto básico a garantia de validade ecológica no design das avaliações e a mensuração de elementos de usabilidade e aceitabilidade do mapa.
Os instrumentos de coleta e levantamento do uso devem incluir desde métodos derivados da engenharia de usabilidade, como aplicação de questionários, observação, análise de uso e data logging, até uso de instrumentos cognitivos, como a análise da carga de trabalho. Com os resultados, espera-se obter conhecimento sólido acerca da metodologia mais adequada para realização de testes desta natureza, bem como um entendimento quantificável acerca de como o projeto cartográfico pode melhor aproveitar os elementos de interatividade e sua influência na aceitabilidade e efetividade para o uso de mapas voltados à diferentes contextos de análise ambiental.
Redes Sociais